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A indústria está desde sempre associada à vertente humana, até meados do século XX, as condições de trabalho eram precárias pois não lhes era dado a devida importância, contava apenas a produtividade, mesmo que essa imprudência lhes pudesse originar doenças ou a morte. Para fortalecer tal comportamento contribuíram dois fatores, a mentalidade em que o valor da vida humana era pouco mais que desprezível e a total ausência por parte dos Estados, de Leis que dessem proteção aos trabalhadores.

Apenas a partir da década dos anos 50/60, surgiram as primeiras tentativas de integrar os trabalhadores em atividades devidamente adequadas para as suas capacidades.

Atualmente em Portugal existe legislação que permite uma proteção eficaz de quem integra atividades industriais ou outras, devendo a sua aplicação ser entendida como o melhor meio de beneficiar simultaneamente as empresas e os trabalhadores, na salvaguarda dos aspetos relacionados com as condições ambientais e de segurança de cada posto de trabalho.

Segundo a Associação Empresarial Portuguesa, “a Higiene e a Segurança são duas atividades que estão diretamente ligadas ao objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores da empresa”.

A Segurança e Higiene são duas atividades que estão estreitamente relacionadas, com o objetivo de garantir condições de trabalho a fim de proporcionar Saúde e Bem-estar aos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa.

Segundo a 0.M.S.-Organização Mundial de Saúde, a verificação de condições de Segurança e Higiene consiste: "Num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade".

A Higiene no trabalho propõe combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afetar a Saúde, Segurança e Bem estar do trabalhador).

A Segurança no trabalho propõe combater, também dum ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas.

Para além disso, as condições de segurança, higiene e saúde no trabalho constituem o fundamento material de qualquer programa de prevenção de riscos profissionais e contribuem, na empresa, para competitividade com diminuição da sinistralidade.

A MCA está autorizada pela ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) a prestar o serviço externo de Segurança e Higiene no Trabalho, desde Abril de 2011, para o sector industrial e para o sector do comércio e serviços, não incluindo trabalhos ou atividades de risco elevado. Para tal dispõe de técnicos experientes e qualificados, que o ajudarão na aplicação da legislação em vigor e verificação de regras e condições de segurança e higiene no seu estabelecimento.